22 de dezembro de 2011

Gyrotonic® e Gyrokinesis®: uma jornada através da coluna vertebral

No final dos anos 70 o romeno Juliu Horvath, atleta e bailarino, após lesionar a coluna e romper o tendão de Aquiles decorrente da sua prática corporal, desenvolveu um método de condicionamento físico baseado em exercícios fluidos, rítmicos e circulares integrados à respiração, que obedecem a natureza do corpo humano e que ele chamou num primeiro momento de “yoga para dançarinos”. Atualmente o método de Juliu pode ser praticado tanto diretamente no solo (Gyrokinesis®) quanto em aparelhos especialmente desenvolvidos para o trabalho (Gyrotonic Expansion System®).

O primeiro nível de Gyrokinesis® é a base de toda a metodologia. A aula é iniciada com uma auto-massagem e exercícios de respiração, visando despertar o corpo para a integração postural. Em seguida, evolui para os exercícios de mobilização gradativa da coluna, através dos seus sete elementos naturais de movimentação, que são: flexão e extensão, flexão lateral para a direita e para a esquerda, rotação para a direita e para a esquerda e circular. Os exercícios enfatizam o sinergismo do movimento com a respiração, criando um fluxo energético que atinge não só a musculatura e as articulações, mas também os órgãos internos do corpo. Essa movimentação rítmica da coluna possibilita o aumento da circulação, gera o aumento do espaço e da mobilidade articular e o alinhamento da estrutura óssea, levando a uma melhor postura e total equilíbrio. O trabalho é iniciado na posição sentada (num banquinho), e evolui para posições deitadas ou em pé.

Fundamentado em movimentos de rotação e torção (tridimensionalidade), os exercícios lembram o movimento do corpo dentro da água, onde encontramos uma agradável resistência, enquanto o movimento evolui de uma forma para outra, sem perder o fluxo. Os movimentos são praticados com mais fluidez, circularidade e continuidade do que em posições estáticas ou sustentadas por um longo tempo, produzindo movimentos ritmados como uma dança. As contínuas transições de uma postura para outra, integradas com a respiração, provocam a estimulação cardiovascular – aeróbica, ora vigorosa, ora suave (dependendo da intensidade e velocidade com que os exercícios são executados), e promovem a plasticidade neuromuscular.

Os aparelhos do Gyrotonic Expansion System® proporcionam o controle preciso dos movimentos que não é possível na água, devido à orientação dos cabos e pratos com pesos e tensão respectivamente reguláveis, promovendo uma múltipla mobilidade das articulações, melhorando a condição proprioceptiva do sistema ligamentar e consequentemente a estabilidade articular. O método Gyrotonic® é único, por ser muito eficaz tanto na prevenção quanto na recuperação de lesões, desvios e disfunções músculo-esquelético por que:

  • Desenvolve ao mesmo tempo força e flexibilidade com o menor desgaste energético;
  • Aumenta a mobilidade articular, melhora a condição proprioceptiva do sistema ligamentar e conseqüentemente a estabilidade articular, recuperando sua plenitude, muitas vezes comprometida pelo esforço repetitivo ou inadequado no trabalho, no esporte ou em qualquer outra atividade física;
  • Desenvolve a coordenação;
  • Além de moldar o corpo, é excelente para fortalecer o sistema imunológico, combater déficit de concentração e outros reflexos do stress.

Fontes pesquisadas

http://www.gyrotonicbrasil.com/o%20que.swf

http://www.delfinstyle.com/index.php/en/the-inventor

Anexo VI da pesquisa "AXIAL ZOUK ou QUERO SER GRANDE ou ainda ADEUS DORFLEX", apresentado como IIª avaliação da disciplina Estudos do Corpo IV, sob orientação de Clara Trigo, Fafá Daltro, Patrícia Leal e Marcelo Moacyr em 2011-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário