23 de dezembro de 2011

Componentes do Condicionamento Físico

Força muscular é capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência. Pode ser dinâmica ou estática/isométrica (é o fator fisiológico mais importante na prevenção de lesões na dança).

Resistência muscular é a capacidade de um determinado grupo muscular repetir muitas vezes a mesma ação.

Resistência cardiovascular é a capacidade do indivíduo de se manter em uma determinada atividade, em ritmo constante, porém de baixa intensidade, por pelo menos 17 minutos. A falta de resistência cardiovascular pode causar fadiga muscular e falta de coordenação neuromuscular.

Flexibilidade é a qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, sem o risco de provocar lesões.

Coordenação neuromotora é a qualidade física que permite ao indivíduo assumir a consciência e a execução, levando a uma integração progressiva de aquisições e favorecendo uma ação dos diversos grupos musculares na realização de uma seqüência de movimentos com um máximo de eficiência e economia.

Percepção motora e cinestésica é a habilidade de perceber a posição, esforço e movimento das partes do corpo ou do corpo inteiro durante uma ação, permitindo ao indivíduo ter noção da quantidade de força a ser utilizada em determinado momento da atividade, assim como a localização de partes do corpo e do corpo inteiro.

Agilidade é uma variável neuromotora, caracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo o corpo ou parte dele. Requer uma combinação entre força e coordenação.

Equilíbrio é a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a ação da gravidade. O equilíbrio estático pode ser definido como a habilidade física que capacita o indivíduo a permanecer em uma posição, enquanto o equilíbrio dinâmico é a habilidade de manter o equilíbrio durante o movimento.

OBS: estas definições foram extraídas de um texto "Componentes do Condicionamento Físico" que a professora Carla Leite forneceu aos alunos de Estudos do Corpo I (2010.1). Não encontrado referências suficientes para citação como bibliografia.

Anexo V da pesquisa "AXIAL ZOUK ou QUERO SER GRANDE ou ainda ADEUS DORFLEX", apresentado como IIª avaliação da disciplina Estudos do Corpo IV, sob orientação de Clara Trigo, Fafá Daltro, Patrícia Leal e Marcelo Moacyr em 2011-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário