Contundente. Adjetivo. 1. Que contunde. 2. Incisivo, decisivo. 3.
Marcante.
Significativo. Adjetivo. 1. Que significa. 2. Que
expressa com clareza. 3. Que contém revelação interessante.
Como
escolher uma dentre as tantas “contundências e significâncias” desse nosso
percurso em ECA II ?
Um percurso marcante, pleno de revelações interessantes, feito de aulas
geradoras de dúvidas, aulas que me convidavam a um silêncio reflexivo (logo eu,
quem diria, que costumo falar pelos cotovelos), tempo necessário para digerir e
metabolizar certezas de uma vida inteira.
Entretanto,
neste momento, escolher é inevitável! Assim sendo, depois de revisar o que
anotei em meu caderno (onde 95% das anotações foram de ECA II), elegi o
exercício de compor definições a partir de determinados itens de caracterização.
Diria que ele foi contundente principalmente porque o praticamos durante um bom
tempo do curso. E de muitas maneiras: em casa e em sala de aula,
individualmente e em grupo, da caracterização para a definição e vice-versa. E
o vai-e-vem desse exercício de compor decompondo e decompor compondo foi
significativo por possibilitar uma forma de pensar as coisas que nos habilite na
elaboração de um dicionário.
E
como tudo na vida tem seus efeitos adversos, o gosto pela prática de
compor-decompor-recompor tornou a tarefa de escolher as palavras tanto mais
árdua quanto estimulante. E tais efeitos tem se manifestado tanto em outras atividades
acadêmicas como em outros campos da minha vida, especialmente nas minhas atuais
atividades enquanto farmacêutica hospitalar. Já não basta da-se conta das
coisas. Tornou-se necessário tomar conta daquilo que me dei conta.
E
agora, a difícil tarefa de avaliar... Quer dizer, não exatamente de avaliar,
mas de traduzir em
números. Por todo o exposto acima, não tenho dúvidas de que tenho
saído do lugar. Mas quantificar tal deslocamento já me parece uma tarefa
insólita e sem sentido (e pensar que em outras épocas eu já fui tão quantitativa,
fazia questão de cada decimal!). Em
ECA II tive a oportunidade de me alimentar com modos de
pensar que tem me impulsionado para novos lugares de desassossego.
Constantemente revisito meus contextos, meus conceitos, meu vocabulário, minhas
ideias, minha maneira de olhar para as coisas do mundo, de olhar para como eu
vejo as coisas do mundo.
Considero,
então, que vivi de forma plena e satisfatória um processo acadêmico precioso,
incompatível com qualquer dimensão numérica. Entretanto, considerando que é a
dimensão numérica quem determina a possibilidade de conseguir matrícula nas
disputadas disciplinas de Libras e Educação, me darei nota 9,5.
Autoavaliação do componente curricular Estudos Críticos Analíticos II sob orientação de Fabiana Britto
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